Hans Otte : Sound of Sounds

 A 10 de maio de 2010 recebi um email de um amigo com o assunto “Hans Otte”. Continha apenas a frase “Para o caso de não conheceres ...” e um anexo com o primeiro andamento de O Livro dos Sons de Hans Otte. Este foi o início de uma busca para conhecer a música e o homem por trás da música. Como pianista fiquei fascinada pela quietude da música hipnotizante de Hans Otte e desde aquele primeiro contacto senti que a sua música devia ser apresentada em Portugal pois, para minha surpresa, a música de Hans Otte ainda não era conhecida por muitos músicos e melómanos em Portugal.

A influência de Hans Otte na divulgação e criação de música contemporânea na Europa Ocidental do pós-guerra como diretor do departamento de música da Radio Bremen foi significativa e o próprio Otte - com a ajuda do Goethe-Institut - apresentou um pouco por todo o mundo a sua obra-prima para piano Das Buch der Klänge / O Livro dos Sons com grande sucesso. As contribuições de Otte para o campo da arte intermedia e sonora são múltiplas: para além de peças musicais, a sua obra inclui ainda instalações sonoras, peças de teatro musical ou poemas.
Considerando a relevância do trabalho artístico de Hans Otte, logo em 2010, propus a Ingo Ahmels, assistente artístico de Hans Otte desde 1995 até a morte do compositor, que apoiasse o trabalho curatorial deste projeto. Ingo Ahmels é doutorado pela Universidade de Bremen com a dissertação Hans Otte – Klang der Klänge / Sound of Sounds, publicada num livro bilingue, em alemão e inglês, pela Schott Music, que foi o ponto de partida para o Festival Hans Otte : Sound of Sounds.

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Hans Otte © Silvia Otte

Hans Otte : Sound of Sounds é um festival dedicado à obra do artista e compositor alemão Hans Otte (1926 - 2007). O festival arrancou em outubro de 2021 em Lisboa e segue agora para outras três cidades portuguesas: Évora, Guimarães e Viseu. O festival conta com uma exposição itinerante, concertos, conferências e a estreia mundial da peça de teatro musical J-CHOES – J'ai faim, dedicada aos compositores John Cage, Hans Otte e Erik Satie, da autoria de Lou Simard e Ingo Ahmels. Parte fundamental da programação do festival é a participação da lendária pianista Margaret Leng Tan, que esteve em Lisboa no passado dia 6 de novembro, para atuar no concerto Oriente:Ocidente - Cage:Otte na Culturgest e que regressa em abril para compor o elenco da peça de teatro musical J-CHOES – J'ai faim.

A exposição apresenta as duas instalações sonoras arquetípicas de Hans Otte - Ich -Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995) - assim como uma instalação a partir da peça Stundenbuch / O Livro de Horas, e uma selecção de  fotografias biográficas, nomeadamente da autoria da filha do compositor, a fotógrafa Silvia Otte. A exposição conta ainda com a obra Air – Hommage an Hans Otte, John Cage, Den Klang Der Klänge und Einen Baum / Ar – Homenagem a Hans Otte, John Cage, Ao Som dos Sons e a Uma Árvore (2019/2020) de Ingo Ahmels, que parte de um texto que Hans Otte escreveu em homenagem a John Cage. A exposição itinerante habitará espaços muito distintos, tendo sido apresentada na Brotéria, em Lisboa, estando patente em Évora na Igreja São Vicente até ao final de 2021. Em 2022 a exposição será apresentada no CAAA Centro para os Assuntos da Arquitectura em Guimarães, entre Janeiro e Fevereiro, e chegará ao teatro Viriato, em Viseu, em Março.

“Otte construiu primeiro o Ich‐Atemobjekt também Klangobjekt Atem (Objecto Sonoro Respiratório), resumidamente Atemobjekt (Objecto Respiratório) –, a partir de uma simples placa de madeira preta sobre a qual aparafusou dois altifalantes vermelhos à esquerda e à direita. Em giz branco escreveu à mão: ein – atmen – aus(inspir‐ar – expir‐ ‐ar). Incluía um amplificador de dois canais e um leitor de cassetes, mais tarde também um com reversão automática, que reproduzia uma fita em loop. […] A concepção simples do Atemobjekt trans‐ mite implicações profundas. Nas palavras ein – atmen – aus(inspir‐ar – expir‐ar) pode ler‐se, dificilmente por acaso, o interior e o exterior do mundo, o alfa e o ómega, entre os quais o sopro da vida pulsa, sustenta e modifica tudo.” [Ingo Ahmels]

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Ich -Atemobjekt (Igreja São Vicente, Évora) © Rui Manuel Vieira

“A última instalação sonora de Hans Otte, NamenKlang, foi exibida por nós, pela pri‐ meira vez, no Donaueschinger Musiktage (Festival de Música de Donaueschinger), em 1995, e pôde ser novamente experienciada em 1996, sob o título Mémorial, no âmbito da exposição do 50º aniversário dos famosos Darmstädter Ferienkurse Von Kranichstein zur Gegenwart (Cursos de Verão de Música Nova de Darmstadt De Kranichstein até ao Presente). […] Como material sonoro, Otte utilizou a forma fonética dos seguintes 28 nomes de compositores: Theodor W. Adorno, Luigi Nono, Alban Berg, Maurice Ravel, Pierre Boulez, Terry Riley, John Cage, Erik Satie, Claude Debussy, Dieter Schnebel, Franco Evangelisti, Morton Feldman, Arnold Schönberg, PeterMichael Hamel, Karlheinz Stockhausen, HansJoachim Hespos, Igor Stravinsky, Paul Hindemith, Charles Ives, Anton Webern, Mauricio Kagel, Christian Wolff, Helmut Lachenmann, LaMonte Young, ClaudeLefèbvre, WalterZimmermann, György Ligeti e Olivier Messiaen. […] O facto de ter transformado todos os big names em som, e a forma como o fez, pode ser um símbolo do sonho sonoro artístico de Hans Otte. O ”eu” (Atemobjekt) e os outros” (Namenklang) – para Otte e para nós, um cosmos completo, caleidoscópico, cheio de poesia.” [Ingo Ahmels]

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Namenklang (Brotéria, Lisboa) © Rui Manuel Vieira

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Namenklang (Igreja São Vicente, Évora) © Rui Manuel Vieira

 

O Stundenbuch (O Livro de Horas) de Hans Otte foi criado entre 1991 e 1998. Tal como os seus grandes modelos históricos, desde Très Riches Heures du Duc de Berry até ao Stundenbuch de Rilke, trata‐se de uma obra multimédia com componentes de vários géneros – no caso de Otte, a partir dos meios som, texto e imagem. [Ingo Ahmels]

 

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Stundenbuch - pormenor (Brotéria, Lisboa) © Rui Manuel Vieira

 

As conferências realizadas em âmbito académico são organizadas em parceria com três instituições universitárias - Universidade Nova/CESEN, Escola de Artes da Universidade de Évora e Escola de Arquitectura Arte e Design da Universidade do Minho e visam introduzir a obra de Hans Otte no contexto académico. A conferência tem o título John Cage e Hans Otte já que parte da relação de amizade e admiração mútua entre os dois compositores para falar sobre os percursos, tão distintos quanto interessantes, destes dois grandes vutos. Em Novembro, em Lisboa, a conferência contou com a presença da pianista Margaret Leng Tan - a primeira mulher a receber um Doctorate in Musical Arts na Juilliard School (Nova Iorque), pianista cúmplice de John Cage e uma exploradora nata em termos performativos.

O âmbito performativo do festival é composto pelos concertos Oriente:Ocidente - Cage:Otte e O Livro dos Sons e pela peça de teatro musical J-CHOES — J’ai faim.

O concerto Oriente:Ocidente - Cage:Otte teve lugar na Culturgest no dia 6 de Novembro de 2021. Trata-se de um concerto para dois pianos numa sala de concertos preparada”, idealizado por Ingo Ahmels em homenagem a Hans Otte, e que teve a sua estreia em 2006, tendo sido editado pela WERGO em 2008. Nessa ocasião a interpretação contou com dois pianistas masculinos - Elmar Schrammel e Philipp Vandré - sendo agora intencional a escolha de duas mulheres pianistas para a interpretação das obras-primas para piano de John Cage e Hans Otte. Margaret Leng Tan  interpretou uma seleção da obra seminal para piano preparado Sonatas e Interlúdios do compositor norte-americano, enquanto Joana Gama, interpretou uma seleção dos ciclos O Livro dos Sons e O Livro das Horas de Hans Otte. Os dois pianos estavam positicionados nos lados esquerrdo e direito do palco, estando o público sentado no meio, numa bancada montada no palco. Com a discreta amplificação do som directamente sob a área dos assentos do público (e não de frente), Ahmels pretendeu que o público se sentisse dentro do piano objeto sonoro”, permitindo que os mais subtis sons do piano preparado fossem ouvidos pelo público.

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Oriente:Ocidente - Cage:Otte (Culturgest, Lisboa) © Vera Marmelo

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Oriente:Ocidente - Cage:Otte (Culturgest, Lisboa) © Vera Marmelo

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Oriente:Ocidente - Cage:Otte (Culturgest, Lisboa) © Vera Marmelo

 

Inicialmente planeado para 2020, a atual situação da pandemia tornou impossível a realização do festival, tendo-se mantido apenas a estreia, em outubro de 2020, do ciclo O Livro dos Sons de Hans Otte, num concerto na Culturgest com a pianista Joana Gama. Agora, no âmbito do festival, a 24 de outubro, a RTP2 fez a difusão de uma gravação inédita, realizada na renovada estufa do Jardim Botânico de Coimbra, com a pianista Joana Gama, que está agora disponível na RTP Palco.

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O Livro dos Sons © RTP

O concerto foi apresentado em Évora a 3 de dezembro, e será apresentado em Guimarães a 15 de janeiro e em Viseu a 4 de março. Juntamente com a  estreia deste concerto em 2020, a Culturgest promoveu ainda o lançamento de um microsite com informação sobre o compositor e fez uma encomenda de  peças musicais  a seis músicos portugueses - Bernardo Álvares, Helena Espvall, Joana Da Conceição, Norberto Lobo, Pedro Melo Alves e Violeta Azevedo - um tributo em forma de peças-concerto destinadas ao formato online, intitulado Abrindo o Livro dos Sons.

A programação do festival fica completa com a apresentação em estreia mundial da peça de teatro musical J-CHOES – J'ai faim

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J-CHOES – J’ai faim © Vera Marmelo (fotografia de Nora Farrell)

 

J-CHOES – J’AI FAIM

EINE AN DEN HAAREN HERBEIGEZOGENE, DOCH UNERLÄSSLICHE MUSIKGESCHICHTE / UMA REBUSCADA MAS INDISPENSÁVEL HISTÓRIA MUSICAL

E SE?
E se Erik Satie, do nada, fosse visitar o culinário‐musical repasto à deux” dos amigos artistas John Cage e Hans Otte? Através da ligação íntima entre música de piano, sons e silêncio, prazer sensorial, compositores, intérpretes e público, surgiria no palco uma atmosfera poética de silêncio, som, aroma, imagem e palavra.

ACÇÃO
John Cage e Hans Otte encontram‐se no loft de Cage na Sixth Avenue, em Nova Iorque, no Outono de 1991. John convidou o seu amigo Hans, de Bremen, para um banquete à deux”. Por impulso, tocam música de piano um para o outro. Ouvem, riem‐se juntos e preparam em conjunto os ingredientes especiais para o menu peculiar de três pratos planeado pelo anfitrião. Para o efeito, fazem filetes de partituras de jóias da música para piano”. Aparece um matsutake e junta‐se. Cage cozinha. A mesa está posta, a refeição pronta a comer. Despercebido no início, Erik Satie, temporariamente trazido de volta à vida pela peça n.o 9 de Das Buch der Klänge de Otte, desce pela escada de Jacó que conduz à cozinha de Cage. Satie, sedento de algo novo (Vous m’avez appelé? Jai faim!), é convidado pelos amigos, inicialmente perplexos, a partilhar uma refeição de notas. Como sobremesa, na Inner‐LandscapeKitchen, é apresentado o requintado Grand Finale, o Concerto Inaudível. (Ingo Ahmels)

Teatro musical para três pianistas de

Lou Simard e Ingo Ahmels

Música de

Hans Otte, John Cage, Arnold Schönberg, Erik Satie e Ingo Ahmels

Encenação de

Lou Simard

Personagens e intérpretes

JC (John CAGE) – Margaret Leng Tan

HO (Hans OTTE) – Joana Gama
ES (Erik SATIE) – Ingo Ahmels

Nota final

Para viabilizar a divulgação da obra de Hans Otte em Portugal foi es‐ sencial angariar apoios e, desde o primeiro contacto, em 2012, o Goethe‐ ‐Institut foi o parceiro fundamental que garantiu que este festival pudesse ir ganhando forma. Ao Goethe‐Institut juntou‐se mais de uma dezena de ins‐ tituições John Cage Trust, Karin und Uwe Hollweg Stiftung, Der Senator für Kultur Bremen, Puck & Co. Bremen, Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, Câmara Municipal de Évora, Culturgest, CESEM – NOVA FCSH, Fundação GDA, Teatro Viriato, Brotéria, Universidade de Évora, Universidade do Minho, CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, :dacapo: ggmbh, Cato Bontjes van Beek‐Gymnasium, Antena 2 e Coffeepaste – às quais estou muito agradecida. Em especial, o meu agradecimento vai para as pessoas que decidiram apadrinhar e dedicar o seu tempo a ajudar a tornar possível a realização do festival Hans Otte : Sound of Sounds. A todos, muito obrigada.

 

Mais informação:

Website do Festival

Brochura do Festival em formato PDF

Brochura produzida em 2020 sobre o compositor em formato PDF

Contactos

Grupo de Investigação em Música Contemporânea
CESEM — FCSH
Colégio Almada Negreiros
Campus de Campolide
1099-032 LISBOA
PORTUGAL

Telephone: (+ 351) 21 790 83 00

 

 2017 FCT