Joana Gama
Artigos
Outras informações
Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora com a tese "Estudos interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses" prossegue as suas investigações enquanto colaboradora do CESEM/NOVA FCSH. Apesar de inicialmente ter decidido dedicar-se à música com o intuito de continuar a herança associada à música clássica - recitais de piano com repertório canónico - uma série de acontecimentos foram-na desviando de um caminho que julgava ser o seu. Daí que os últimos anos - para além dos recitais de piano, que continua a ter prazer em fazer - tenham incluído colaborações multidisciplinares com Luís Fernandes, João Godinho, Vítor Rua, Rafael Toral, Drumming GP, Eduardo Brito, Tânia Carvalho, Victor Hugo Pontes, João Fiadeiro, João Botelho, Manuel Mozos ou Sopa de Pedra, cujo resultado tem sido apresentado regularmente em Portugal e no estrangeiro. O recital de piano que fez em 2010 em Lisboa, dedicado à música de Erik Satie, ainda está a dar frutos: em 2016 assinalou o 150º aniversário do compositor com a digressão SATIE.150 - Uma celebração em forma de guarda-chuva, em 2017 e 2019 editou álbuns dedicados à sua obra - SATIE.150 e Arcueil -, coordenou a edição especial da partitura "Embryons desséchés" e tem apresentado recitais comentados para adultos e crianças. Tocou a peça "Vexations" de Erik Satie em três ocasiões - Festival Jardins Efémeros, 2016; Fundação Calouste Gulbenkian, 2018; Atelier Re.al com João Fiadeiro, 2019 - em performances que duraram quinze horas, quatorze horas e sete horas, respectivamente. Em Outubro de 2020 estreou, em Portugal, o ciclo para piano “O Livro dos Sons” de Hans Otte, a quem dedicou o Festival Hans Otte : Sound of Sounds, com o apoio do Goethe Institut. Também em 2020 estreou ‘As árvores não têm pernas para andar’ um espectáculo com toy piano para crianças. A sua discografia está presente nas editoras Shhpuma, Room40, mpmp, Pianola, Grand Piano, Boca/Douda Correria e Holuzam.
TESE DE DOUTORAMENTO:
http://dspace.uevora.pt/rdpc/
PUBLICAÇÕES:
Gama, Joana. (2013). Como o “fogo de artifício” presente na música de Liszt inspirou a peça para piano Fogo Posto de João Godinho. Pensar a Música – GuimaraMUS 2012. Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães.
Gama, Joana. (2013). The Role of Inspiration in the Performance of Programme Music: The Case of “Viagens na minha Terra” by Fernando Lopes-Graça em Geoff Luck & Olivier Brabant (Eds.). Actas do 3rd International Conference on Music & Emotion (ICME3). ISBN 978-951-39-5250-1. Disponível em: https://jyx.jyu.fi/dspace/handle/123456789/41595.
Gama, Joana. (2012). Absence d’une mémoire présente” — O Estudo I de Jorge Peixinho e o Étude d’ut de [Ka’mi] em AA. VV., Assis, Paulo (coord.). Mémoires… Miroirs. Conferências do Simpósio Internacional Jorge Peixinho. Lisboa: Colibri, 159-172.
Gama, Joana. (2012). Lisztomania – o poder atractivo de Franz Liszt, em AA. VV., Música Discurso Poder. Braga: Húmus / Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos,317-329.