News, Events, Announcements..

Brief film presentation of the international conference "National Discourses in Music in Central and Eastern Europe (Late 19th C. - 2000)", 25-26 November 2021, held at the National University of Music, Bucharest - Centre for Nineteenth-Century Music Studies, in mixed (in-person and virtual) format. CESEM was represented by Dr Ivan Moody.

Cláudio de Pina: Avant-garde Organ

Obras de Ligeti, Kagel, Cage e Young adaptadas para o órgão histórico português da Paroquial da Ajuda, Lisboa. Órgão construído no séc. XVIII por António Xavier Machado e Cerveira, restaurado em 1988 por António Simões. A realização destas obras utilizaram diversas interpretações e funcionalidades não ortodoxas- Estas sonoridades são atípicas no órgão, mas beneficiam à já vasta panóplia acústica do instrumento. O ouvinte é convidado a percorrer esta viagem sonora pelo mundo visceral do órgão. É possível ouvir este álbum em modo binaural, necessitando apenas de utilizar auscultadores. Poderá usufruir a versão estereofónica em qualquer sistema de som.

NCMM — Nova Contemporary Music Meeting

Call For Papers New Deadline
April 15, midnight.

Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) is a biennial, 3-day international conference launched by the Contemporary Music Research Group (GIMC) of CESEM (Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics at Nova University, Lisbon) and focused on a variety of questions relating to music since the beginning of the 20th century.

Dois acontecidos happenings & outras performatividades

O que propomos no primeiro encontro deste ciclo cujo título faz referência ao texto de Ernesto de Melo e Castro “Dois acontecidos happenings” é não só fazer uma retrospetiva desses dois eventos experimentais portugueses “Concerto e Audição Pictórica” (1965, Galeria Divulgação) e “Conferência Objecto” (1967, Galeria Quadrante), mas a partir deles desenvolver uma análise do papel da música nas suas diversas dimensões e relações (sonoridades, performatividades, registos e hibridizações com outras artes).

Old is New — Call for papers: new deadline 2 April

Old is New: The Presence of the Past in the Music of the Present

24, 25, 26 November 2016 – Lisbon

With high level papers presentations, debates and concerts.