Posição:
Membro Integrado
COM_CONTACT_EMAIL
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Benoît Gibson

Outras informações

Outras informações

NOTA BIOGRÁFICA:
Benoît Gibson estudou viola de arco, análise e teoria da música no Conservatório de Música de Montreal no Canadá antes de completar um doutoramento em Música e Musicologia na École de hautes études en sciences sociales em Paris (França). Entre 2000 e 2007 leccionou na Escola Superior de Música de Lisboa. É actualmente professor de análise musical na Universidade de Évora, onde dirijiu, entre 2008 e 2014 a Unidade de Investigação em Música e Musicologia – UnIMeM. Durante este período, também trabalhou na edição crítica dos escritos de Iannis Xenakis em colaboração com Makis Solomos e Sharon Kanach. A publicação do seu livro sobre a música instrumental de Iannis Xenakis constitui um contributo significativo para o conhecimento do pensamento criativo do compositor.

PUBLICAÇÕES:
GIBSON, Benoît. (2015). “À propos de Bohor (1962) de Iannis Xenakis”, in Makis Solomos (Ed.) Iannis Xenakis, La musique électroasoutique. The electroacoustic music, Paris: L’Harmattan, pp. 83–96. ISBN: 9782343066967.

GIBSON, Benoît. (2011). The Instrumental Music of Iannis Xenakis. Theory, Practice, Self- Borrowing. Hillsdale (NY): Pendragon Press, 2011, 231p. ISBN: 978-1-57647-161-6.

GIBSON, Benoît. (2002). “Theory of Groups: In Search of a Method to Analyse Group Structures in the Music of Xenakis”, Contemporary Music Review, 2002, Vol. 21, Nos 2/3, June/September 2002, pp. 45–52. ISSN 0749-4467. DOI:0749446022000022620

GIBSON, Benoît. (1994). “Préface et notes” in Iannis XENAKIS, Kéléütha. Paris: L’Arche, 1994, pp. 7–12. ISBN: 2-85181-333-1.

Contactos

Grupo de Investigação em Música Contemporânea
CESEM — FCSH
Colégio Almada Negreiros
Campus de Campolide
1099-032 LISBOA
PORTUGAL

Telephone: (+ 351) 21 790 83 00

 

 2017 FCT