Investigador em Formação
João Ricardo

João Ricardo (1993, Portugal) terminou o mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em 2019. Estudou composição e análise com Luís Soldado e frequentou workshops e masterclasses com Jaime Reis, Vincent Debut, Ake Parmerud, Hans Tutschku, Luis Naón, João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Dimitris Andrikopoulos e António Sousa Dias.

As suas mais recentes óperas foram estreadas pela INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL e pelo OPERAFEST LISBOA; a ária para tenor Quando enganei os deuses, com libreto de Tatiana Faia, foi a obra vencedora do prémio Carlos de Ponte Leça na Maratona Ópera XXI, em Setembro de 2021. Foi selecionado como Compositor Residente na ORQUESTRA DE C MARA DE CASCAIS E OEIRAS para o ano de 2022. Colabora também regularmente em trabalhos de edição musical e produção de eventos com a AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas.
É investigador afiliado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) desde Setembro de 2019, com o Grupo de Investigação em Música Contemporânea e com a Linha de Estudos de Ópera, e desde Março de 2020 é bolseiro de investigação na Universidade de Évora, integrado no projeto PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora.

RICARDO, João & SÁ, Vanda de (2022) – “O povo divertiu-se. Ao menos nestes três dias
esqueceu a carestia que o oprime”: Bailes de Máscaras, Foliões e Festas de Carnaval na
cidade de Évora de oitocentos. In Conde, Antónia Fialho; Sá, Vanda de; De Paula, Rodrigo
Teodoro (eds.) – Sonoridades Eborenses [em linha], CHAM, CESEM.

RICARDO, João (2021) – “Image-Music-Text: Operatic Experiments in the age of the Audiovisual Essay”. In INSAM: Journal of Contemporary Music, Art and Technology, No. 6, Vol. I, July 2021, 40-56. ISSN: 2637-1898. Sarajevo.

RICARDO, João (2020) – “…and Words on Music: Transcribed Text as Basis for Musical Composition”. In Post-in-progress: Revista do Fórum Internacional em Estudos de Música e Dança, Nº 5 (2019), 64-74. ISSN: 2184-6138. Aveiro: UA Editora.

RICARDO, João (2020) – “A dor de todas as ruas vazias”, partitura e registo audiovisual. In Revista Vórtex | Vortex Music Journal, v.8 n.2. ISSN 2317-9937. Brasil: Universidade Estadual do Paraná.