Sílvia Mateus
Outras informações
NOTA BIOGRÁFICA:
Especialista pelo IPL, Mestrado em Music Theatre Studies da Universidade de Sheffield, Curso Superior de Canto do Conservatório Regional de Gaia. Curso de Body Mapping and Alexander Technique da Universidade do Colorado em Boulton, nos U.S.A. Cursos de pós-graduação com Paul Schilhawsky, Willma Lipp, Illeana Cotrubas, etc 1º Prémio do Concurso Nacional de Canto Luísa Todi em 1993 e 1º Prémio do Concurso Nacional da Juventude Musical Portuguesa 1988.
Actuou nas principais salas do país e em Espanha, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Áustria, Itália, Brasil, China, Suécia, El Salvador, Venezuela, etc. Em 2011 compôs e editou uma partitura de uma opera, Brites de Almeida, para voz e percussão, a partir de um libreto original traduzido para 12 linguas. Gravou vários CDs como solista, sendo de realçar a gravação do Requiem pela memoria das vítimas do fascismo em Portugal de Fernando Lopes-Graça com a Orquestra Sinfónica de S.Petersburgo, Rússia. Recentemente encenou em estreias absolutas as óperas O Jardim de Tiago Cabrita, Memória/okyia flor de Erica Liane, em estreia encenada em Portugal da opera 8 songs for a Mad King de Peter Maxwell Davies. É professora das unidades curriculares de Canto, Movimento e Interpretação Cénica e Presidente do Conselho Pedagogico da ESML.
LIGAÇÕES:
https://www.esml.ipl.pt/index.php/home/pessoas/corpo-docente/canto/97-silvia-mateus
PUBLICAÇÕES:
Mateus, S., & Oliveira, É. (2011). Brites de Almeida (1st ed.). V. N. Gaia, Portugal: Fundação Conservatório Regional de Gaia. ISBN 989-97493
Mateus, S. (2016, July). As noites de verão de Hector Berlioz: Tradução dos poemas de Théophile Gautier. Alicerces, 6, 251–262. doi: https://www.ipl.pt/sites/default/files/revista_alicerces6.pdf