Ricardo Matosinhos
Outras informações
NOTA BIOGRÁFICA:
Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da class de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004. A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição. Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004. Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras. Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, República Checa, Estónia, Letónia e Estados Unidos. No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais. Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora. É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.
Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da class de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004. A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição. Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”. Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004. Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras. Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, República Checa, Estónia, Letónia e Estados Unidos. No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais. Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora. É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.
LIGAÇÕES:
https://orcid.org/0000-0001-9353-2994
PUBLICAÇÕES:
Matosinhos, Ricardo. 2019. “Kerry Turner’s Abide with Me.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLIX (2): 40–41.
Matosinhos, Ricardo. 2017. “To Stop or Not to Stop – That Is the Question.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLVIII (1): 56–59.
Matosinhos, Ricardo. 2016. “Orthodontics and Horn Performance.” The Horn Call, Journal of the International Horn Society XLVI (2).
Matosinhos, Ricardo. 2014. “A Metaphorical Approach to Horn Teaching.” The Horn Call: Journal of the International Horn Society XLIV (3): 41–42.