Filipe Gaspar
Outras informações
NOTA BIOGRÁFICA:
Bolseiro do Programa Doutoral “Música como Cultura e Cognição” na NOVA FCSH, desenvolvendo o projeto “Da História ao Quotidiano da Opereta em Lisboa: De meados do século XIX ao final da década de 1920”. Os seus principais interesses de investigação são: espetáculo músico-teatral (1850-1920); historiografia musical; história da vida quotidiana; música na imprensa. Tem trabalhado o terreno do teatro musical produzido no contexto lusófono no último quartel do século XIX, no âmbito do projeto de investigação “«Teatro para Rir»: a comédia musical em teatros de língua portuguesa (1849-1900)” (CESEM – NOVA FCSH), bem como durante o curso de mestrado, também em Musicologia Histórica, com a dissertação “Ciríaco de Cardoso e ‘O burro do Sr. Alcaide’: percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular”. Permanece vinculado ao CESEM enquanto membro do Grupo de Investigação Música do Período Moderno, do SociMusi – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música e do NEMI – Núcleo de Estudos de Música na Imprensa. Foi Secretário da Direção da SPIM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (2013-2015).
LIGAÇÕES:
https://www.researchgate.net/profile/Filipe_Gaspar2
PUBLICAÇÕES:
(2016) “Ciríaco Cardoso: Paradoxos da Carreira de um Compositor Português de Comédia Musical de Finais do Século XIX”. Em Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, Sevilla. Sevilla: Tagus-Atlanticus Associação Cultural. Acessível aqui
(2016). “Le Pouvoir Comique: insubordinação feminina no palco da opereta” [notas ao programa]. Em Concerto de Ano Novo. Temporada Sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos. Lisboa: Teatro Nacional de São Carlos.
(2015). “Ciríaco de Cardoso e ‘O burro do Sr. Alcaide’ : percursos de formação de um compositor de comédia musical no Portugal finissecular”. Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa. Acessível em http://hdl.handle.net/10362/17641.