Membro Integrado
Miguel Henriques

Miguel Henriques tem-se dedicado à divulgação das principais obras do repertório pianístico – algumas menos conhecidas do público. Os seus programas, abrangendo os diferentes estilos, do barroco ao contemporâneo, incluem frequentemente obras de Bach, Beethoven, Chopin, Janáček, Schubert, Liszt, Tchaikovsky, Scriabin, Shostakovitch, Messiaen, Schnittke, Lopes-Graça, e António Pinho Vargas.
Mais recentemente, tem dedicado especial atenção ao repertório para orquestra de câmara, incluindo a produção e execução de diferentes versões adaptadas de obras de J. S. Bach com a Camerata Gareguin Aroutiounian.
Estudou nos Conservatórios de Lisboa e Porto e estagiou durante dois anos no Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, na classe de Gleb Akselrod, como bolseiro do Estado Soviético e da Fundação Gulbenkian. Obteve ainda o diploma de Mestrado em Piano Performance da Universidade do Kansas, na classe de Sequeira Costa. Complementarmente desenvolveu estudos nas áreas de Musicologia, Estética, Composição, Direcção coral e instrumental.
Desde o seu regresso a Portugal em 1987 que desenvolve intensa actividade de divulgação e produção musical.
Miguel Henriques é Professor de Piano e da Camerata Gareguin Aroutiounian da Escola Superior de Música de Lisboa, tendo sido eleito seu Director em 2015 e 2019.