Investigador em Formação
Luís Miguel da Luz Raimundo

Frequentou o Instituto Gregoriano de Lisboa, onde concluiu o Curso Complementar de Piano. Possui o Bacharelato em Composição (ESML), a Licenciatura em Ciências Musicais (FCSH), e duas pós-graduações (parte curricular do mestrado em Ciências Musicais e Diploma de Estudos Avançados em Ciências Musicais – ambas realizadas na FCSH-UNL).
Trabalhou direção de Orquestra com maestros como Jean-Sébastian Béreau, Jean Mark Burfin e Rafael Pascoal Vilaplana. Escreveu diversas composições (para Coro misto, Orquestra e Banda Sinfónica). De 2015 a 2019 exerceu funções como Programador Cultural para o Município de Vila Franca de Xira. Foi o mentor e impulsionador de uma escola de Música na Escola Salesiana de Manique (que dirigiu de 2002 a 2009). Ao longo do seu percurso tem lecionado História da Música, Análise e Técnicas de Composição, Acústica, Formação Musical, tendo ainda trabalhado com grupos corais e Orquestras de Cordas e de Sopros. Foi docente da cadeira de Formação Auditiva (ESE Lisboa – de 2002 a 2003) e de Metodologia da Pesquisa Musical na (ESML – de 2006 a 2008), onde obteve um louvor por parte do Conselho Científico.
Desde 1999 que colabora com a Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito das notas de programa. De 2014 a 2019 foi Diretor Pedagógico do Conservatório Silva Marques.
Atualmente é investigador no CESEM – na qualidade de bolseiro da Fundação para as Ciências e Tecnologias – onde se dedica a estudos sobre a música da 2ª metade do século XX.

LIGAÇÕES:

Raimundo, Luís , “Para uma leitura dramatúrgica e estilística de Serrana de Alfredo Keil”, Revista Portuguesa de Musicologia. nº. 10, Lisboa, 2000, pp. 227-274;

Raimundo, Luís, “A Ópera Dona Branca”, Revista Glosas, nº. 2, Setembro 2010 – Alfredo Keil – Músico, poeta, pintor. pp. 20-22;

Raimundo, Luís, “Serrana – Alfredo Keil”, TNSC, Ministério da Cultura, pp. 38-43, Outubro 2002.