Posição:
COM_CONTACT_EMAIL
Guilherme Paoliello

NOTA BIOGRÁFICA:
Guilherme Paoliello graduou-se em composição tendo sido aludo de H. J. Koellreutter e César Guerra-Peixe. Também frequentou cursos livres de composição com Dante Grela e Eduardo Bértola. Concluiu doutorado em Educação defendendo tese sobre a Fundação de Educação Artística, escola onde foi professor durante vinte anos. É professor do curso de música da Universidade Federal de Ouro Preto onde coordena projetos de pesquisa e de extensão, como o Grupo de Estudos em Música Contemporânea (GEMC). Desenvolve pesquisa em torno das relações entre educação musical, no âmbito da formação de professores, e criação artística contemporânea. Foi curador do Festival de Inverno de Ouro Preto/Mariana e diretor do IFAC (Instituto de Filosofia, Artes e Cultura).

LIGAÇÕES:

PUBLICAÇÕES:
PAOLIELLO, Guilherme. Interações e rupturas: a Fundação de Educação Artística, uma escola livre. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 208p .

PAOLIELLO, Guilherme. Das oficinas às residências: territórios de resistência. In: Lúcia Campos. (Org.). Territórios de invenção: por uma formação musical expandida. 1ed.Belo Horizonte: Fundação de Educação Artística, 2017, v. 1, p. 113-123.

PAOLIELLO, Guilherme. Sísifo: uma experiência formativa. In: SEFIM – Seminário de Estética e Filosofia da Música, 2017, Porto Alegre – RS. Anais do SEFIM: interdisciplinar de Música, Filosofia e Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2016. v. 3. p. 33-42.

Grupo de Investigação em Música Contemporânea
CESEM — FCSH