Membro Integrado
Isabel Pires

Compositora, interprete de música acusmática e musicóloga, Isabel Pires é doutora em Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique pela Universidade de Paris VIII. Docente no departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo LIM (Laboratório de Informática Musical), Isabel Pires é Investigadora no CESEM e coordenadora do Grupo de Investigação em Música Contemporânea.

Especializada em música contemporânea e tecnologias, o seu trabalho de investigação toca a diversas áreas ligadas à música, da criação à análise, passando pela preservação do património musical recente assim como o funcionamento cognitivo da percepção auditiva, as características físicas do fenómeno sonoro e as noções de espaço na composição musical. Estes campos de investigação, aparentemente diversos, encontram-se intimamente interligados através da tecnologia.

As suas obras incluem música acusmática, instrumental e mista e têm sido apresentadas maioritariamente na Europa. É também na Europa onde se tem apresentado como performer, tendo em 2004 ganho o 1º prémio no concurso de espacialização e interpretação de música acusmática “Espace du Son 2004” em Bruxelas.

Das suas obras instrumentais fazem parte Smoke of Memories, Incertitude, Meditations Intimes, Ombres e Le souffle d’un nuage. enquanto Pulsars, Sideral, Voyage au center de la 5ème essence e Strange presences that no longer exist são algumas das suas obras acusmáticas.

PUBLICAÇÕES:

Pires, Isabel (2016). “Paysage, personnage, nuage” & “Le Sommeil d’Euclide”. in BAYLE, François. Son, Vitèsse-Lumière, ed. Magison, Maio 2016, pp 57-66 & pp 89-98, (Acompanhado de duas acusmografias em suporte multimédia – DVD) [ISBN 978-2-9532179-3-3].

Pires, Isabel (2015) “ Perspectives d’analyse comparative entre La lègende de Eer et Jonchaies de Iannis Xenakis”. In Makis Solomos. Iannis Xenakis, La musique électroacoustique. ed. Paris: Harmattan, 2015, p. 29-51. ISSN/ISBN: 978-2-343-06696-7.

Pires, Isabel. Jorge, Rui (2015). “Musical Virtual Instruments and Auditory Perception: Some Issues”. In: ICLI 2014 – Interface International Conference on Live Interfaces. Lisboa. p. 37-44. ISSN/ISBN: 978-989-746-060-9.