Membro Integrado
Dimitris Andrikopoulos

Dimitris Andrikopoulos nasceu em 1971 em Larissa (Grécia). Começou os seus estudos musicais de Viola d´ Arco e de Teoria Musical. Continuou os seus estudos de composição na Holanda, na Escola Superior de Música e Dança de Roterdão com Klaas de Vries. Em maio de 2004, concluiu a pós-graduação em Composição e ao mesmo tempo, foi lhe atribuído o Prémio de Composição da Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Foi selecionado como Participante Ativo para o “Centre Acanthes 2005” em Metz onde trabalhou com W. Rihm, P. Dusapin e A. Solbiati. A sua obra “Nyx” para orquestra foi apresentada pela Orchestre National de Lorraine. Colaborou com vários grupos, em vários países europeus como, Asko Ensemble, Mondrian Quartet, Remix Ensemble, ARTéfacts Ensemble, Nederlands Ballet Orkest, Orchestre National de Lorraine, a Orquestra Nacional de Atenas, Colors Contemporary Music Group, !Ynx Ensemble, Duo Palmos, Jazz Orchestra of Matosinhos, Drumming Grupo de Percussão, e intérpretes como, Miquel Bernat, Sérgio Carolino, João Barradas, Miguel Amaral, Fernando Ramos, Margriet van Reisen, Lefki Karpodini, Lorenda Ramou entre outros. Ganhou em Maio de 2002, o Primeiro Prémio no concurso NOG para Jovens Compositores, com a obra “Antiparathesis” para Violino e Orquestra. Em 2010 foi-lhe atribuído o COMPASS Price (Centre for Composition and Associated Studies) da Universidade de Birmingham para a obra “Metamorphoses I” para Ensemble. Em 2012 foi-lhe atribuído o “ITEA / Harvey Phillips Award for Excellence in Composition” para a obra “Anathema I” para Contrabass Tuba e Bayan. Foi Artista Residente no ano 2013 do CCC, Caldas da Rainha. Em 2013 concluiu com sucesso o seu doutoramento em composição na Universidade de Birmingham. Desde 2004 é docente de composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto onde atualmente ocupa o cargo do Coordenador da Área de Composição.

PUBLICAÇÕES:
Andrikopoulos, D. & Dias, R. (2017). International Chamber Music Conference. Chamber Music in the XXI Century Problematic and challenges, 53-61 ISBN :978-972-8688-86-8. Editora: Politema.

Pereira B., Andrikopoulos B., Tomé-Marques H. (2015). “Quartas Paredes. Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real”. Departamento de Artes da Imagem. Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Instituto Politécnico do Porto . Cadernos IRI • 1 • 2015 Porto, Portugal.

Andrikopoulos, D. (2013). “A Portfolio of Compositions” . PhD Thesis. University of Birmingham.

Andrikopoulos, D. (2011). “PWGL. An Introduction to the program and some practical applications”. Proceedings of the International Conference Musica Nova VIII. Janáček Academy of Music and Performing Arts. Brno, Republica Checa.

Andrikopoulos, D. (2009). “Des Knaben Wunderhorn”. Transcription of 14 Mahler’s Songs for Orchestra and Voice, for Voice and Ensemble (Low Voice version). Amsterdam. Donemus.