Fernando Magre
Outras informações
NOTA BIOGRÁFICA:
Fernando Magre desenvolve pesquisa de doutoramento em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sob orientação da Profa. Dra. Denise Garcia. É mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2017), onde pesquisou a obra de música-teatro do compositor brasileiro Gilberto Mendes, sob a orientação da Profa. Dra. Silvia Berg. É especialista em Regência Coral (2015) e licenciado em Música (2013), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Realizou estágio de pesquisa no CESEM-FCSH-UNL entre 2016 e 2017 sob supervisão da Prof. Dra. Maria João Serrão, com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Desde então, encontra-se como colaborador do referido Centro. Iniciou sua formação musical nos coros da Universidade Estadual de Londrina sob regência de Lucy Schimiti, tendo ainda estudado guitarra, flauta transversal e fagote. Estudou regência coral com Lucy Schimiti, Heloiza de Castello Branco e Andreia Anhezini. Paralelamente, participou de masterclasses com Mariana Farah (USA), Nestor Zadoff (ARG), Tim Brimmer (USA), Henry Leck (USA), Maria Guinand (VEN), dentre outros. É cofundador do grupo vocal Entre Nós, no qual contribui como arranjador. Atualmente, integra o Coro Contemporâneo de Campinas sob a regência de Angelo Fernandes. Dentre os concertos realizados, destacam-se as montagens das óperas “Don Giovanni” e “A Flauta Mágica” de Mozart, além da montagem integral de “A Paixão Segundo São João” de Bach juntamente com o Coral Paulistano Mário de Andrade e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de Roberto Minczuk, no Theatro Municipal de São Paulo. Como musicólogo, tem participado de conferências no Brasil e no exterior, com destaque para as conferências do RIdIM de 2015 (Columbus-EUA) e 2016 (São Petersburgo-Rússia), Conferência Essence and Context (Vilnius-Lituânia), em 2016 e EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design (Castelo Branco), em 2017.
LIGAÇÕES:
http://lattes.cnpq.br/1498625137838487
PUBLICAÇÕES:
Magre, F.; Berg, S. (2017). “O Pensamento Complexo de Edgar Morin Aplicado à Musicologia – Reflexões sobre a Música Teatro de Gilberto Mendes”. In: D. Raposo, J.Neves, J.Pinho e J.Silva (Editores) Investigação e Ensino em Design e Música. Castelo Branco: Edições IPCB, pp 323-329.
MAGRE, Fernando, BERG, Silvia. The Essence and the Context in Blirium-C9 by Gilberto Mendes. In: Essence and Context: a conference between music and philosophy, Abstracts’ Book. Vilnius: Lithuanian Academy of Music and Theatre, 2016. pp. 65-66.
MAGRE, Fernando, BERG, Silvia. Aproximações entre A Obra de Arte Viva de Adolphe Appia e a música teatro: um estudo sobre O Último Tango em Vila Parisi de Gilberto Mendes. In: XXVI Congresso da ANPPOM Anais 2016. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2016.
MAGRE, Fernando. Entre a vanguarda e o experimentalismo: o surgimento da Música Teatro. In: IV Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música Anais 2016. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. pp. 906-915.