Riccardo Wanke
Artigos
Outras informações
NOTA BIOGRÁFICA:
Riccardo Wanke, nasceu em Genova (Italia), estudou em Milão até o 2005 e mudou para Lisboa (Portugal) em 2006. Ativo nas artes desde o 1995 (música, instalações) e seu interesse inclui música clássica (desde as origens), étnica e improvisada, e é especificamente focado na difusão da arte nova e contemporânea. É constantemente dedicado a música microtonal e ao seu efeito no auscultador (a partir do sons binaurais e o impacto hipnótico deles). Tem dedicado particular atenção a promulgação e a promoção das relações entre as áreas da música clássica contemporânea, electrónica e eletroacústica. Este tema em particular o levou a fundação da etiqueta discográfica “Mazagran” com o objetivo de produzir trabalhos musicais de diferentes ramos da música contemporânea. Ele também é ativo como compositores e músico Colabora com músicos como G. Ielasi, R. Toral, D. Maranha entre outros e tocou ao vivo em todo o mundo e publicou músicas para etiquetas internacionais (EUA, IT, CH, PT, MX). Ele é doutorando em Ciências Musicais e membro do CESEM na Universidade “Nova” de Lisboa. Onde está investigando a definição de uma perspectiva para aproximar-se a estilos diferentes da música contemporânea. Recentemente, sua música foi incluída em The Wire Tapper “Anthology Of Underground Music vol. 37” abril de 2015. Mais informações: rdwmusic.com
LIGAÇÕES:
https://www.cienciavitae.pt/pt/E611-325F-1931
PUBLICAÇÕES:
(2019). “A unified approach to perceiving sound in current experimental music genres”. Filigrane. Musique, esthétique, sciences, société. n°23. L’éthique du son 23. <http://revues.mshparisnord.org/filigrane/index.php?id=879>.
(2017). “The Emergence of an Ecstatic-materialist Perspective as a Cross-genre Tendency in Experimental Music”. Organised Sound 22 (03): 428-436. <https://doi.org/10.1017%2Fs1355771817000437>.
(2015). “A Cross-genre Study of the (Ec)Static Perspective of Today’s Music”. Organised Sound 20 (03): 331-339. <http://dx.doi.org/10.1017/s1355771815000266>.