Posição:
Colaborador
COM_CONTACT_EMAIL
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nuno Fonseca

Outras informações

Outras informações

NOTA BIOGRÁFICA:
Nuno Fonseca (n. 1974) é actualmente investigador integrado do Instituto de Filosofia da Nova (Ifilnova) e colaborador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Investiga vários tópicos da Estética e Filosofia da Arte, focando-se sobretudo na experiência sonora no âmbito das práticas artísticas e musicais contemporâneas mas também no contexto do quotidiano urbano. Leccionou, na FCSH-UNL, a disciplina de “Retórica e Argumentação” (2012-2014), no curso de Ciências da Comunicação, o seminário “Arte e Experiência” (2012-2013), no âmbito do mestrado em Estética, e vários cursos de curta duração sobre a Filosofia dos Sons e das Artes Sonoras (2015-2018). Licenciado em Direito (1998) e em Filosofia (2004) pela Universidade de Coimbra, concluiu no ano 2012, o doutoramento em Filosofia (Epistemologia e Filosofia do Conhecimento) na FCSH-UNL, trabalhando sobre questões de representação e de percepção. Para além de vários artigos e capítulos publicados nacional e internacionalmente, é também o autor da primeira tradução e edição integral da Lógica de Port-Royal, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Desde os anos 90, ligado a experiências com o meio sonoro, nomeadamente, através da realização de programas radiofónicos na Rádio Universidade de Coimbra e mais recentemente na Antena 2, tem feito também algumas incursões na sonoplastia de espectáculos de teatro e performance, nomeadamente, Antológica (2014), de Vasco Araújo e do Teatro Cão Solteiro e Morceau de Bravoure (2015), espectáculo do Teatro Cão Solteiro com a Companhia Nacional de Bailado.

LIGAÇÕES:
https://orcid.org/0000-0001-6087-1201

PUBLICAÇÕES:
Fonseca, N. (2020) “John Cage: The Liberation of Listening through Experimentation and Dissonance” in Justo, J. M. et al (Eds) Philosophy as Experimentation, Dissidence and Heterogeneity, Newcastle Upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing (Accepted / Forthcoming)

Fonseca, N. (2018) “Aesthetic Values Before and Beyond the Evaluation of Artworks”, in A. Marques, J. Sáàgua, Essays on Values and Practical Rationality – Ethical and Aesthetical Dimensions, Bern: Peter Lang, pp. 307-322. ISBN: 978-3-0343-3058-9

Fonseca, N. (2016) “Hitting the ‘Play’ Button: the aesthetic values of videogame experience” in Itinera – Rivista di filosofia e di teoria delle arti, nº 11 (2016), ISSN 2039-9251, pp. 75-96. DOI: https://doi.org/10.13130/2039-9251/7424

Fonseca, N. (2014) “Soundscapes and the Temporality of Auditory Experience” in Castro, Raquel & Carvalhais, Miguel (eds.) Proceedings of Invisible Places / Sounding Cities. Sound Urbanism and Sense of Place, Viseu, 2014, pp. 523-534. e-ISBN: 978-989-746-048-7[:en]Fonseca, N. (2020) “John Cage: The Liberation of Listening through Experimentation and Dissonance” in Justo, J. M. et al (Eds) Philosophy as Experimentation, Dissidence and Heterogeneity, Newcastle Upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing (Accepted / Forthcoming)

Fonseca, N. (2018) “Aesthetic Values Before and Beyond the Evaluation of Artworks”, in A. Marques, J. Sáàgua, Essays on Values and Practical Rationality – Ethical and Aesthetical Dimensions, Bern: Peter Lang, pp. 307-322. ISBN: 978-3-0343-3058-9

Fonseca, N. (2016) “Hitting the ‘Play’ Button: the aesthetic values of videogame experience” in Itinera – Rivista di filosofia e di teoria delle arti, nº 11 (2016), ISSN 2039-9251, pp. 75-96. DOI: https://doi.org/10.13130/2039-9251/7424

Fonseca, N. (2014) “Soundscapes and the Temporality of Auditory Experience” in Castro, Raquel & Carvalhais, Miguel (eds.) Proceedings of Invisible Places / Sounding Cities. Sound Urbanism and Sense of Place, Viseu, 2014, pp. 523-534. e-ISBN: 978-989-746-048-7

Contactos

Grupo de Investigação em Música Contemporânea
CESEM — FCSH
Colégio Almada Negreiros
Campus de Campolide
1099-032 LISBOA
PORTUGAL

Telephone: (+ 351) 21 790 83 00

 

 2017 FCT