Posição:
Membro Integrado
COM_CONTACT_EMAIL
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Diogo Alvim

Outras informações

Outras informações

NOTA BIOGRÁFICA:
Diogo Alvim é compositor de música instrumental e electroacústica. Estudou arquitectura e composição em Lisboa e terminou em 2016 o doutoramento em composição/ artes sonoras no SARC, Queen’s University Belfast, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência. A sua investigação: “Music through Architecture: Contributions to an Expanded Practice in Composition”, foi orientada por Pedro Rebelo e Paul Wilson. Estudou com os compositores Eurico Carrapatoso, Fumiko Miyachi, Sérgio Azevedo, João Madureira, Luís Tinoco, Carlos Caires, e António Pinho Vargas. Também participou nos Seminários de Composição da Fundação Gulbenkian pelo compositor Emmanuel Nunes. Entre 2004 e 2006 viveu e trabalhou como arquitecto em Londres no atelier Allies and Morrison, onde colaborou em projectos como a conversão do estádio do Arsenal em habitação e a recuperação do Royal Festival Hall. Apresentou trabalhos de música instrumental e electroacústica em vários eventos, de onde se destaca: os Workshops da Orquestra Gulbenkian para Jovens Compositores (2008 e 2009), Festival Música Portuguesa Hoje, com a Orchestrutopica (CCB 2008); Festival Synthèse 2009 (Bourges); Prémio Jovens Músicos 2009 (encomenda da Antena 2/ RTP); ISMIR 2012 (Porto); ICMC2012 (Lubliana); Festival Musica Viva 2013 (Miso Music); Notation in Contemporary Music (Goldsmiths University, Londres, 2013); Ibrasotope#60 (São Paulo), Invisible Places/ Sounding Cities 2014 (Viseu); Belfast Festival 2014; Sonorities Festival 2015. Tem desenvolvido colaborações com artistas plásticos e de som, coreógrafos e encenadores, entre os quais Ricardo Jacinto, Inês Botelho, Matilde Meireles e Tânia Carvalho.

LIGAÇÕES:
https://qub.academia.edu/DiogoAlvim/CurriculumVitae

PUBLICAÇÕES:
Alvim, D. (2018), ‘As the world leaks into the work – Composition and Architecture’ a publicar na revista Organised Sound 23/1, Cambridge University Press.

Alvim, D. (2016), ‘Music Through Architecture – Towards an Expanded Practice’, in Bell, D., et. al. eds. Mind the Gap! Practice based doctoral research in the creative, media and visual arts, National College of Art and Design, Dublin.

Alvim, D. (2016), ‘Composition Beyond the Score’, in Espacios Sonoros y Audiovisuales 2014: Experimentación Sensorial y Escucha Activa, publicação das comunicações da Conferência Internacional, Universidad Autónoma de Madrid, Dezembro de 2014.

Contactos

Grupo de Investigação em Música Contemporânea
CESEM — FCSH
Colégio Almada Negreiros
Campus de Campolide
1099-032 LISBOA
PORTUGAL

Telephone: (+ 351) 21 790 83 00

 

 2017 FCT